quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

"... O teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus."

         
O Livro de Rute nos remete a uma realidade, onde a fé e a perseverança de duas mulheres, que passavam por momentos muito difíceis em suas vidas, as fizeram buscar aquilo que necessitavam, sendo totalmente amparadas pelo Senhor.
Noemi, Rute e Orfa tinham uma grande necessidade em suas vidas, que precisavam suprir.
Noemi foi juntamente com seu marido e filhos para uma terra distante, buscando uma vida melhor, onde pudessem viver dignamente, obter o sustento da família, nos campos de Moabe. E, naquela nova terra, Eimeleque, marido de Noemi, morre.
Noemi fica com seus dois filhos, Malom e Quiliom, que se casam com Rute e Orfa, porém seus filhos morrem um tempo depois. Agora Noemi está totalmente desamparada, viúva, e sem seus filhos, tem consigo suas duas noras que também não podem obter sustento, agora são três mulheres desamparadas.
Em meio às situações da vida, Noemi ainda possuía o mais importante: a fé em Deus.
Após a morte de seus filhos, Noemi resolve voltar para sua terra, Judá, e despede-se de suas noras Rute e Orfa, porém Rute não aceita que Noemi parta sem ela.
Provavelmente, durante todo tempo que viveram juntas em Moabe, Noemi demonstrou muita fé em Deus, e a semente desta fé foi plantada no coração de Rute. Rute aprendeu a amar a Deus com sua sogra, Noemi.
As dificuldades aumentavam a cada dia, mas Noemi não desanimou, não prostrou-se, viu que ainda havia possibilidades para sua vida em sua terra natal. Sua força vinha de Deus. A tristeza das três mulheres era imensa, era um momento crítico, haviam perdido seus maridos, não tinham como buscar o sustento naquela terra e não podiam esperar mais. Noemi não tinha nada a oferecer às suas noras, de cunho material, e o mais correto seria despedir-se delas e instá-las a voltar para suas famílias.
O momento da despedida chegara, e agora Rute não concorda em deixar Noemi partir sozinha. Noemi, já de idade avançada, é muito amada por Rute. Haviam vivido muitos momentos de alegrias e tristezas juntas. O amor e a fidelidade de Rute superaram todos os medos, todas as incertezas e dificuldades que haviam vivido até aquele dia, ela decidiu ir para onde Noemi fosse. Rute ia distanciar-se do seu povo por amor a Noemi. Rute tinha plena convicção sobre o que aprendera de Noemi.
Disse, porém Rute: Não me instes para que te deixe, e me afaste de ti, porque aonde quer que tu fores, irei eu; e onde quer que pousares à noite, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus. (Rt 1:16)

5 comentários:

  1. É este livro de rute é mt bonito, mt boa a postagem! Deus abençoa muitooo

    ResponderExcluir
  2. Jessica podemos aprender bastante ao estudar o livro de Rute e como Deus envia o resgate para ela através de Boás. Que Deus te abençoe ricamente!

    Visitem: Historiacomcristo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito do livro de Rute, fala sobre fidelidade, obediência, fé, respeito, amor... Amei seu post. Deus te abençoe amada.

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Amo o livro de Rute..qta fidelidade e obediencia....
    visite meus blogs e me siga por favor......
    http://glauce007fm.blogspot.com/2012/01/julgamento-precipitado.html
    e
    http://www.mensagensedificantes.com/2012/01/mantenha-seu-garfo.html
    shalom!

    ResponderExcluir
  5. a paz a vida de Ruth é um exemplo para todos nós. parabens pelo blog que deus te abençoe grandiosamente.
    rcosta

    ResponderExcluir